um mundo de informaçao

quinta-feira, 6 de março de 2014

Carga de iluminação





Pequena explicação sobre como determinar a carga de iluminação.

 


Para explicar aos colegas eletricistas como determinar a potencia de iluminação para vários ambientes, vou explanar um tratado rápido, e eu espero que seja o suficiente até que outro material fique pronto.

Cabe ainda deixar claro que isto é para resolver rápido a questão de luminotécnica pois trata de um assunto muito extenso, sendo que caberia apenas em um apostila, o que fugiria do objetivo principal deste artigo, que é esclarecer de forma pratica para uso no dia-a dia.

 

Ok não tem mistério, a norma estabelece condições mínimas para iluminação o que obriga um ponto de luz no teto com potencia mínima de 100VA para cada 6m2 mais sempre obedecendo o tamanho do cômodo então como fica grande amigo vamos lá?

 

Exemplo: imagine uma sala com 10m2, se eu falei que para cada 6m2 ou menos usa 100VA, então sobra além dos 6m2 que vai utilizar = 10-6=4 para cada aumento de 4m2 acrescenta-se 60VA que vai utilizar em potência. Logo fica claro que usaremos em nossa sala= 160VA

 

Vamos pensar? 10m2 – 6m2 = 4m2.

                                      6m2 = 100VA

                                      4m2 = 60VA         =160VA

 

Essa é a formula para você descobrir a carga de iluminação, não importa o tamanho do cômodo. Lembre-se: para áreas iguais ou inferior a 6m2 usa o mínimo de 100VA.

Para areas superior a 6m2 usa 100VA para os primeiros 6m2 e acrescenta 60VA para cada aumento de 4m2.

5 comentários:

  1. Olá!
    Já leio o seu blog à bastante tempo...inspirou-me a criar a minha empresa de eletricista Lisboa em Portugal. Devo-lhe agradecer do fundo do coração, muito obrigado!
    http://www.eletricistalisboa.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Francisco. Sou de Macaé-RJ. Parabéns pela exposição de seus conhecimentos. O critério utilizado para um valor de serviço, deve se levar em conta cara/crachá? Ou seja conforme o cliente um valor. Feliz ano novo e sucesso sempre em seus negócios. Blues abraços. Meu email é prmaiconblues@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá boa tarde, sou a filha do Chiquinho e venho por meio desse comentário informar que ele faleceu no ano de 2014! Obrigada

      Excluir
  3. COMO MONTAR O SEU NEGÓCIO DE ENERGIA SOLAR

    INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO DE INSTALADOR DE ENERGIA SOLAR Veja como aproveitar o melhor momento do setor de ENERGIA SOLAR para MONTAR O SEU NEGÓCIO. O mais completo curso de capacitação e você ainda fará parte da NOSSA REDE DE PARCEIROS. Acesse:

    http://EnergiaSolarCafe.gr8.com/

    ResponderExcluir
  4. href="https://www.mozilla.org/pt-BR/">a página inicial da Mozilla.

    ResponderExcluir