um mundo de informaçao

quarta-feira, 12 de março de 2014

o preço do serviço




Fazendo o preço proporcional ao valor do imóvel


 

Palavra de especialista, na grande maoria dos casos algumas dicas e informações, estão em grandes textos em revista do setor eletrico, gerando um pouquinho de desanimo nos colegas eletricista quando o assunto é leitura, para auxiliar os meus colegas na hora de ler um artigo, seja num blog, site, ou revista, ou livro; vou  ensinar a técnica de scanear um texto, e assim descobrir muitas palavras e informações novas nos textos. Vamos lá? A tecnica é o seguinte; leia a primeira frase do texto, já passando a vista na segunda frase. Deste modo você dobra sua leitura.

 

Você de deve esta pensando, mais o que tem a ver com elétrica! Pois é meu colega Foi lendo estes grandes artigo. Que descobri que 5%  do valor de qualquer obra, em  qualquer lugar no Brasil, é destinado para a realização da instalação elétrica, e deste modo facilita muito nossa cobrança de serviços de instalação elétrica.
 
 

 

quinta-feira, 6 de março de 2014

Carga de iluminação





Pequena explicação sobre como determinar a carga de iluminação.

 


Para explicar aos colegas eletricistas como determinar a potencia de iluminação para vários ambientes, vou explanar um tratado rápido, e eu espero que seja o suficiente até que outro material fique pronto.

Cabe ainda deixar claro que isto é para resolver rápido a questão de luminotécnica pois trata de um assunto muito extenso, sendo que caberia apenas em um apostila, o que fugiria do objetivo principal deste artigo, que é esclarecer de forma pratica para uso no dia-a dia.

 

Ok não tem mistério, a norma estabelece condições mínimas para iluminação o que obriga um ponto de luz no teto com potencia mínima de 100VA para cada 6m2 mais sempre obedecendo o tamanho do cômodo então como fica grande amigo vamos lá?

 

Exemplo: imagine uma sala com 10m2, se eu falei que para cada 6m2 ou menos usa 100VA, então sobra além dos 6m2 que vai utilizar = 10-6=4 para cada aumento de 4m2 acrescenta-se 60VA que vai utilizar em potência. Logo fica claro que usaremos em nossa sala= 160VA

 

Vamos pensar? 10m2 – 6m2 = 4m2.

                                      6m2 = 100VA

                                      4m2 = 60VA         =160VA

 

Essa é a formula para você descobrir a carga de iluminação, não importa o tamanho do cômodo. Lembre-se: para áreas iguais ou inferior a 6m2 usa o mínimo de 100VA.

Para areas superior a 6m2 usa 100VA para os primeiros 6m2 e acrescenta 60VA para cada aumento de 4m2.